sábado, janeiro 29

..:: A (i) lógica dos aniversários ::..

"I'm 33 for a moment
Still the man, but you see I'm a they
A kid on the way
A family on my mind"

(Estou com 33 por um momento
Ainda o homem, mas você vê que sou um deles
Um garoto no caminho
Uma família em minha mente)


(Five For Fighting - 100 years)

“Parabéns pra você...” Quem nunca escutou essa fatídica musiquinha alguma vez na vida? Eu acho que todo mundo, quando criança, escutava (E suspeito que até gostava) de tal coisa.

Mas me respondam, qual seria a verdadeira lógica do aniversário? Festejar com os amigos? Ficar ao lado de quem se ama? Ganhar vários presentes? Então, digamos que, datas assim existem, pelo menos 04 durante o ano, certo? (Aniversário, natal, pais e mães, certo?).

Turma, vamos combinar? Festejar com os amigos? Qual é, se são seus amigos, não vão precisar de um dia específico pra festejar com você. Isso pode acontecer depois daquele dia cansativo no escritório onde um deles ganhou um dinheiro a mais e resolveu juntar a turma para comemorar, ou aquela amiga que ganhou um carro novo do pai, ou seja lá o que for. Não é preciso, obrigatoriamente ser seu aniversário para você estar COM SEUS AMIGOS.

Quanto a ficar ao lado de quem se ama? Caramba, pra ficar do lado da pessoa que a gente ama não e preciso um dia, ficar ao lado de quem se ama é todo dia. Pode ser que vocês não estejam juntos fisicamente, mas o que importa? O importante é saber que você tem aquela pessoa especial que pela qual você seria capaz de fazer qualquer coisa (Qualquer coisa mesmo). E assim, se ela te ama não vai precisar de um dia para mostrar pra você que ela te ama, ela vai fazer isso naturalmente todo o tempo sem precisar de data especial.

Ganhar presentes? Poxa, é tão mais legal você ganhar presentes fora de época. Isso demonstra que não só você é especial para quem lhe presenteou como ela estava pensando em você em algum momento da vida dela para comprar o tal presente. Melhor do que você saber que você só ganhou presente devido a uma convenção social besta que fala que, se você faz aniversário e pretende festejar é obrigação do convidado chegar com um presente nas mãos. Eu sou assim, meus amigos sabem disso, quando tenho dinheiro e oportunidade, constantemente eles estão recebendo algum presentinho meu, nem que seja uma caneta BIC para aquela pessoa que adora uma, mas está sem. O que vale é o fato da pessoa ter pensado em VOCÊ em algum momento da vida louca que ela leva. Ter parado essa vida e comprado alguma coisa que você gosta... ISSO é o verdadeiro presente.

Para mim não há lógica em você celebrar a velhice. Sim, porque isso é a realidade, a cada aniversário você fica mais velho e vocês sabem bem o que acontece com os velhos nesse mundo... Ou são esquecidos ou então morrem... É a lei da vida. Portanto, teoricamente, você está celebrando a sua morte que está mais perto. E não há quem me faça acreditar que exista uma pessoa que fique feliz em saber que um dia vai morrer. Ninguém gosta de morrer. Ou de saber que tudo pelo que você um dia lutou tanto, vai acabar. As pessoas mais esclarecidas se abalam quando pensam na velhice. Claro, celebra-se aquelas pessoas de 90 anos. Aí sim, deve-se celebrar, pois você chegar aos 90 anos com alguma dignidade e entendendo as coisas é coisa rara nesse mundo, então acho até digno uma celebração dessas. É uma vitória a mais na vida dessa pessoa. Eu conheço poucas pessoas assim. 90? Talvez eu tenha exagerado um pouco, com 80 já é motivo de vitória.

Nos aniversários também aparecem aqueles tipos que, passa O ANO TODO simplesmente ignorando ou não lembrando que você existe e justamente dias antes do seu aniversário, ele se chega, perguntando como está a sua vida (O famoso papo ‘nada não’) numa patética tentativa de tentar enganar o aniversariante para no final ser convidado para alguma festa onde tenha comes e bebes de graça. Para ainda sair falando mal de alguma coisa. É isso que sempre acontece.

Vamos celebrar sim, um aniversário é festejado todo o tempo o tempo todo. Algumas pessoas me falam “ah eu festejo por você ser especial pra mim”, quer dizer, eu sou especial apenas naquele dia específico? Festeja uma vez por mês, ou uma vez por semana, mostra praquela tal pessoa especial que ela é especial não somente no aniversário dela, mas durante o tempo que vocês estiverem próximos, pois um dia, isso pode acabar... Seja pelo tempo, pela distância ou pela morte.

E feliz aniversário para você.

Lobinha.

Nenhum comentário: