domingo, outubro 2

Divagações sobre o amor.

Muito se falou, nas últimas semanas sobre o amor. Amor essa força inexplicável, complicada para definir, impossível de controlar e muito difícil de conter. Amor que faz com que pessoas sensatas percam sua sensatez e cometam as mais variáveis loucuras em nome do “amor”.

Amor que foi dito e redito em um texto marqueteiro e outro texto que tentou ser engraçado, mas no final das contas não passou de um texto idiota. Mas, como já vi em um comercial de televisão: o amor é idiota, e é incrível que a gente faz de tudo para cometer essa idiotice.

Eu concordo... Com algumas coisas. Ao longo dos meus 39 anos, pude tiras minhas próprias conclusões sobre o amor, e a verdade é que ele não é nada fácil de definir. Existe um amor para cada pessoa, e para essa mesma pessoa, o amor do outro é completamente errado. Engraçado isso... Como um sentimento pode ser errado, não é mesmo.

Bem... A verdade é que o amor deveria ser algo a trazer paz à pessoa, o amor deveria ser aquele tipo de refúgio para onde as pessoas iriam quando se sentissem sufocadas da realidade causticante. E não foi isso que eu vi. Eu vejo mais pessoas sofrendo (Seja por ter amor, seja por não ter amor, seja por estar perdendo o amor) do que felizes. Pouquíssimas são as pessoas que eu vejo que REALMENTE são felizes quando o assunto é esse tal amor.

Vejam, eu já amei... Amei tão profundamente, tão verdadeiramente que... Quando a realidade bateu à minha porta, ficou difícil até de respirar... Mas a verdade é que o AMOR é algo grande demais, algo profundo demais para que os seres humanos possam entende-lo. Amar deveria ser tão simples e natural quanto respirar.

Nem mesmo o grande poeta Vinícius de Morais entendia o amor... Vejam, para ele era algo que era eterno, mas um eterno com prazo de validade. O amor não acaba. O amor, como tudo na natureza, se transforma, se torna outros tipos de amores, mas ele não acaba. O amor é um sentimento que, quando se aperta o botão ele quebra e não dá para desligar mais.

Eu vi certa vez, quando da separação da Fátima e o William, que talvez as pessoas aprendessem a não romantizar o amor... Como não se romantiza o amor? Se ele é o cerne para o romance? Sinceramente, tenho medo de pessoas que pensam dessa forma. Não existe romance sem amor. Não é possível existir amor sem romance. Nem mesmo a mais cruel realidade é capaz de acabar com o amor...Quando o amor é verdadeiro. Como falei, o amor ampara, o amor te segura, o amor faz com que você consiga acordar numa segunda feira modorrenta com um sorriso no rosto e sair para fazer suas tarefas sem que você se sinta pesado, sem que você sinta que está com um fardo nas costas. ISSO é amor. O amor não deveria fazer ninguém sofrer por ele... Aliás, acredito eu que talvez por ele ser um sentimento puro demais para os seres humanos, as pessoas confundam a causa do sofrimento com o amor.

O amor é simples. E se você está numa situação complicada, perdão, mas você sente QUALQUER coisa menos amor. O amor não deveria fazer ninguém sofrer, o amor é um sentimento de mão dupla, e se somente uma das pessoas ama, então TUDO o que você teve, por mais que você não queira admitir isso, não foi verdadeiro. Não se preocupe, pelo menos por hora, em dizer que eu estou errada, como disse, já estive na posição de passar noites em claro, chorando esperando uma mensagem de boa noite, ou bom dia, e foi difícil ter que aceitar a verdade. Mas quando aceitei foi mais fácil suportar aquele vazio ensurdecedoramente pesado no meu peito. Não se preocupe, o tempo ajuda, e muito nisso.

As pessoas são imperfeitas, e todas as pessoas têm defeitos. Eu costumo dizer que você só sabe que AMA mesmo uma pessoa quando sabe dos defeitos da outra pessoa e simplesmente e principalmente devido a esses defeitos, você ainda quer ficar perto desta pessoa. E a recíproca precisa ser verdadeira, isso sim é amor. Somente assim é amor. Caso apenas uma das pessoas ame na relação, então você vive um sofrimento, pois, como conseguir ficar ao lado de alguém que você sabe que não sente o mesmo por você? Se você fica na esperança de que a realidade vá mudar... Então pare enquanto é tempo. 

São 7 BILHOES de pessoas no mundo, você não pode ficar perdendo tempo com uma que não te quer por perto, não é?

Nenhum comentário: