sábado, dezembro 11

..:: Nárnia: Viagem do Peregrino da Alvorada ::..

Eu sempre comentei que cinema é um local para se desliga do mundo. Esquecer a realidade que todos os dias nos cerca e nos dá murros na boca do estomago dizendo: Ei acorda, eu existo.

No cinema você pode sonhar que os amores são perfeitos e eternos, que os homens podem e vão fazer tudo para ficar com as mulheres que amam e que mundos fantásticos existem. Em 2005 quando a aventura mágica de Nárnia começou, confesso que eu não lembrava a obra do CS Lewis. Não havia ligado o nome ao filme, pois eu o conhecia como “O Guarda roupa encantado” uma série animada que passava quando eu era criança. Só o primeiro filme eu assisti cinco vezes no cinema.

Eu fui receosa para assistir “A viagem do peregrino da alvorada” que praticamente é um livro que TODO ele se passa dentro de um navio (como diz o Eustáquio) chato e tediante. E eu fui primeiro pela história em si, depois por ver que “O Príncipe Cáspian” não foi uma adaptação muito boa, aliás, em termos de filme, o segundo Nárnia foi péssimo.

Mas infelizmente, ficou provado que foi a Disney quem o estragou e que agora a Walden Media pode ter nas mãos uma pequena fonte de Midas (Para quem leu o livro, ou já viu o filme vai entender perfeitamente).

Às pessoas eu aviso que, assistir Nárnia não é a mesma coisa que ver Harry Potter. Nárnia é infinitamente mais infantil e com uma temática religiosa muito mais pesada que o bruxinho. E às pessoas que não tem a sensibilidade de entender isso, provavelmente NUNCA irão gostar plenamente do filme. Vão assistir e descartá-lo.

Primeiramente, falando da parte técnica, está simplesmente perfeito. E eu não estou falando do 3D, que apesar de ter sido convertido na pós-produção está até bem mais estruturado que “Titãs”, por exemplo. Não é porque um filme foi convertido depois das filmagens em 3D que ele não vá prestar. Mas eu estou falando nos lindos efeitos especiais do filme mesmo. A cena em que os irmãos Pervencie mais novos chegam a Nárnia, juntamente com seu primo chato Eustáquio é simplesmente FANTÁSTICA em todos os sentidos.

Ficou claro que a FOX colocou todas as suas fichas nesse filme, que se for bem nas bilheterias, poderá haver outros. Não sei se acho isso bom, confesso que os outros livros das Crônicas não são interessantes. Talvez ainda “A última batalha”, mas está longe de ser um filme infantil.

Em termos de adaptação... Bem, aos fãs de Harry Potter minhas sinceras desculpas, mas o trabalho de adaptação do livro foi simplesmente perfeito. Só houve apenas uma única cena que eu notei que está diferente do livro envolvendo Eustáquio, fora ela, estava tudo da forma como aparece no livro, inclusive o Peregrino da Alvorada e o motivo que Aslan levou os dois Pervencie mais novos de volta a Nárnia.

Na verdade, eu confesso que não tive muito tempo para ficar prestando atenção aos míseros detalhes de produção tendo um Bem Barnes completamente PERFEITO em 3D na minha frente. Sério meninas, ao assistirem o filme, segurem seus fôlegos o máximo que vocês conseguirem antes de entrar na sessão, vocês irão precisar dele.

Agora sério, o ruim de adaptações literárias para o cinema é que se perde 90% dos detalhes e eu confesso que só vai gostar verdadeiramente deste filme quem já conhece a obra do Lewis. Não é para olhos leigos que vão ao cinema como uma forma de obrigação e não diversão. A essas pessoas eu aviso que vocês vão odiar o filme e ainda falar que perderam seu tempo. Esse filme NÃO foi feito para vocês, sinto muito. Está perfeitamente claro que esse filme foi mais um presente que os produtores deram aos fãs da obra de Lewis que outra coisa. Confesso que adoro quando um filme é feito para um público seleto que conhece a obra literária e não para qualquer pessoa que se acha crítica de cinema.

Nesse filme Lucy e Edmond estão de volta a Nárnia para ajudar Cáspian, agora rei, a resgatar os sete fidalgos que um dia fizeram parte da corte de seu pai. Então, eles embarcam no Peregrino da Alvorada, o majestoso barco real, em busca de tais lordes.

O problema é que para achá-los, Cáspian, Edmond e Lucy terão que enfrentar seus maiores medos e seus desejos mais sombrios e ruins. Ao Edmond a provação ainda é grande, pois o mesmo além de se achar preterido por todos, tem medo de falhar novamente e ceder aos “encantos” daquela que um dia foi a feiticeira branca. Lucy está naquela fase que toda mulher passa de se achar menos bonita que a irmã mais velha querendo ser tão bonita ou até mais que a mesma. E Cáspian... Bem, o seu maior medo é não ser o Rei que ele acha que Nárnia precisa.

Em meio a tudo isso, Eustáquio, outrora arrogante, chato, cético, precisa aprender a encontrar a sua coragem (seja como menino ou outra forma) e entender que a vida é muito mais que a sua visão de mundo. A sua viagem à Nárnia é mais uma viagem de autoconhecimento, não que ele não venha a ser importante em outra época. Mesmo com tudo isso, eles encontram amigos fieis (E até o amor) e leais que os ajudarão a encontrar o melhor meio de solucionar os problemas.

Pegando o bordão de outro filme... Se você for com os olhos e a mente aberta assistir ao filme, vocês se divertirão e encontrarão nesse filme aquilo que sempre buscaram em Nárnia.

Filme Super Estreia.

Beijos Uivantes

Lobinha

Nenhum comentário: