quarta-feira, março 2

..:: A Brasilia Amarela tá dobrando a esquina::..

Mina, seus cabelo é da hora, seu corpoé um violão, meu docinho de coco tá me deixandio louco”.

Quem em 1995 não cantarolou essa música na rodinha de amigos, não estava no Brasil naquela época.

Formado por um grupo de amigos santistas, um grupo irreverente, divertido e extremamente politico despontada como a nova sensação musical do país. Com músicas divertidas e entrelaçadas de metáforas, o grupo Mamonas Assassinas se tornou em pouco tempo num fenômeno nacional.

Era difícil ver uma pessoa que não conhecesse todas as músicas do único álbum do grupo. Eram divertidas, e apesar de irreverentes, as pessoas precisavam de alguma inteligência para poder entender toda a crítica social que existem nas letras.

Dinho, vocalista e líder do grupo, cativava com sua inteligência singular e seu bom humor. Era difícil ver uma menina que não estivesse apaixonada por ele. Aliás, todos do grupo eram divertidos, brincalhões e cativantes. Com shows marcados em todo o Brasil, o grupo se apresentava em estádios lotados levando seus fãs à loucura.

Em suas músicas apareciam o cotidiano das pessoas. Quem imaginaria que um dia iria escutar uma música com o nome “Casas Bahia”? Quem não passou a conhecer a loja por causa da música? Eu sendo dono da rede de lojas, agradeceria eternamente a propaganda sem ter gasto um único tostão pra isso.

Eram umas músicas que animavam (E arrisco a dizer, animam) qualquer festa... De velórios a aniversários... Menos um... O deles mesmos. O Brasil viu chocado o anúncio da queda do avião dos cinco rapazes. Pessoas sem acreditar ligavam umas pras outras para saber se o que estava sendo divulgado era mesmo verdade... Infelizmente era.

Fotos e mais fotos do local do acidente foram enviadas para todos os cantos do Brasil mostrando o corpo dos 5 rapazes... Eu nunca abri nenhum deles. Claro, eu não preciso falar que até na morte eles foram fenômenos.

Enfim, esse post é apenas uma pequena homenagem minha a um grupo que cantou o cotidiano e encantou uma geração que hoje atura Restart, Fiuk, Cine e tantos outros do gênero... Pensem nisso!

Ah... "Eu ti ai lóvi iu"

Lobinha.

Um comentário:

Fábio Leonardo disse...

O mais fenomenal dos Mamonas foi que um único disco foi responsável pelo sucesso que muita gente busca uma vida inteira. É inexplicável a atração que eles conseguiam exercer sobre todos, jovens e velhos.

Eu, com meus 7 anos na época, não esqueço dos amigos do meu pai no domingão lá em casa em unissono na hora do "Raios!" do Vira-Vira. E eu cantei centenas de milhares de vezes a Brasília Amarela.

Difícil falar de uma coisa que marcou tanto e tão rapidamente a vida de um monte de gente. Mas você conseguiu. Excelente post!