terça-feira, março 29

..:: Redes sociais? Bates papos? Chats? ::..

Mundo virtual
Muito tem se falando das famosas “redes sociais”. Depois do surgimento do Facebook ninguém mais quis saber de outra coisa na vida, afinal de contas, ela veio para revolucionar o termo, certo? ERRADO.

O termo rede social ficou tendo um status de “web celebridade” com o Face, isso eu não nego, mas falar que foi ela quem revolucionou a internet e a interação dos seres humanos é exagero e um nacionalismo exacerbado dos americanos. As redes sociais existem desde que a internet é internet, desde a época me que a geração Z nem era projeto dos nerds da geração Y.

Nos primórdios da internet (quando a palavra “megabyte” significava de rapidez) apareceu no mundo, um programinha com o símbolo de uma florzinha que ficava verde/vermelha, chamado ICQ ou “I seek you” (‘eu procuro você’ em inglês). Para os brasileiros ficou “i-cê-quê” mesmo.

Na verdade, nem sei se podemos chamar o ICQ de uma rede social ou de um avô moderninho do MSN, mas a verdade que ele foi uma febre desde que foi criado em 96 por dois jovens israelitas (Sim, o mundo se rendeu a uma criação de Israel) para agilizar a interação de internautas no mundo. Até hoje foi contabilizado mais de 42 MILÕES (não, você não leu errado) de usuários ativos no mundo com tradução para 29 idiomas diferentes (E aí, é ou não uma imensa rede social?). Você possuiu um UIN (um número que você recebia após se cadastrar. Digamos que fosse uma forma de "hotmail")?

Um ano antes, porém, outro programa (dessa vez, um pouco mais complicado que o ICQ) surgiu e transformou não somente a forma de comunicação pela internet, mas a forma de relacionamento humano. O Mirc foi criado para ser usado em plataforma Microsoft e funcionava dentro do ambiente IRC (Internet Relay Chat) para simplificar seu uso.

O Mirc foi (e ainda acredito que seja) o maior programa de interação social usado na internet nos últimos anos. Você encontra o programa Mirc para baixar na internet, se conecta a qualquer servidor existente no mundo e começa a conversar, simples assim, certo? Falar é bem mais fácil. Os usuários precisam ter um pouco de conhecimento de programação para poder usá-lo, não é difícil apenas trabalhoso.

No Brasil foi uma febre que a rede “Brasnet” chegou a ser uma das mais usadas mundialmente. Seus criadores detinham um status que nenhum Mark Zuckerberg conseguiu ou conseguirá ter na vida. Em tempos em que se você falasse em cutucar alguém era apenas uma forma de fazer cócegas nessa pessoa, o Mirc já possuía “canais” interativos onde as pessoas poderiam conversar coletiva ou pessoalmente.

Infelizmente, a “Brasnet” sofreu pressões internas e externas e veio a “fechar as portas” em meados dos anos 2000 deixando MILHÕES de usuários órfãos da sua mais querida rede social. Outros servidores até tentaram, mas nenhum conseguiu o mesmo efeito que a Brasnet.

Era fácil gostar do Mirc. Para exemplificar, digamos que ele era uma mistura do Twitter e do MSN. Se a geração Z perguntar para seus primos mais velhos ou irmãos mesmo, ou até mesmo tios, eles poderão dar uma aula do que é realmente preciso para fazer uma rede social. Esta que vos escreve está sim, usando de um texto mais acalorado, pois eu fui uma usuária assídua do mirc durante bons 10 anos.

Então, o Hotmail resolveu aderir ao mundo virtual e lançou o Messenger. Programa de bate papo onde qualquer usuário do email “Hotmail” poderia usar. Claro que isso foi uma forma de publicidade para conseguir angariar mais usuários, mas a fórmula deu tão certo que hoje uma pessoa que não tenha MSN fica meio perdida no mundo.

Para os usuários mais acalorados do Mirc, o MSN servia simplesmente de complementação, e muitos deles ainda culpam o bate papo pela decadência do IRC. Mas a verdade é que nenhum império perdura por muito tempo, e o Mirc, devido a sua falta de organização e simplicidade, acabou sucumbindo a interação do Messenger.

Paralelamente, surge o Orkut. Esse sim podemos falar que foi a primeira REDE SOCIAL no formato que todos conhecem do mundo. Atrelado ao Google, o Orkut em pouquíssimo tempo ganhou adeptos no mundo inteiro e logo, claro, o Brasil saiu à frente em números de usuários. Tanto que, antes em inglês, os responsáveis pelo site, logo tiveram que abrir um escritório no Brasil e colocar as páginas no idioma local. Virou uma febre e quanto mais “amigos” você adicionava, mais “sucesso” você faria.

Bem, já disse Lavoisier... Na natureza nada se cria, tudo se copia. Brincadeiras à parte, o Orkut veio para “atualizar” a forma como as pessoas se comunicavam e debatiam. Fóruns eram criados dos mais diferentes assuntos onde as pessoas poderiam deixar suas opiniões, fazer amizades e criar comunidades. E não se enganem, ele era um grande serviço público, pois há relatos de turmas inteiras do primário que se reencontraram pelas redes do grande site.

Eis que chegamos na segunda década dos anos 2000. E com ela, a tecnologia sofreu um boom enorme. Seguindo esta tecnologia, novas formas de contato humano foram sendo necessárias. Cada vez mais pessoas se enclausuram no conforto de suas casas para “viajar” no mundo virtual. Até onde isso é saudável, eu não sei dizer, mas a verdade é que com o advento do Twitter, novas perspectivas foram criadas.

O Twitter fez sucesso primeiramente nos EUA, claro, foi criação deles, mas Eis que um brasileiro descobriu o site, pronto, agora quase 50% dos usuários são brasileiros (Isso só indica uma coisa: essas redes sociais fazem tanto sucesso no Brasil, porque brasileiro é muito desocupado). Eu posso dizer que, ele logo “adotou” os antigos usuários do Mirc, pois sua estrutura lembra, e muito, o antigo programa.

É difícil encontrar uma pessoa que não tenha ou não tenha tido um perfil no site. Eu mesma demorei a aderir ao site, mas agora, posso confessar que não quero mais me livrar dele.

E chegamos em tempos de Facebook. Com uma estrutura semelhante ao Orkut, o Facebook logo ganhou repercussão internacional e seu criador virou o jovem mais rico do mundo. O que o futuro guarda para ele é uma incógnita. O facebook é uma realidade... Até surgir outro nerd querendo provar que é melhor que todos.



Lobinha.

Nenhum comentário: