sexta-feira, abril 8

..:: Ser Jornalista ::..

Lide? Pirâmide invertida? Suíte?

Se você sabe o que eu estou falando, parabéns, você faz parte de um seletivo, porém precioso, grupo: a dos jornalistas.

Se você não sabe, ou então acha que eu estou falando de um quarto de um hotel de luxo, desculpa, mas você não é jornalista... Mesmo o SFT insistindo em falar que sim, você é. Pois, segundo eles, para ser jornalista, não precisa mais de um diploma... Que feio STF.

Muito me admira o SFT... Os mesmos membros votaram, não tem muito tempo, contra a decisão de um magistrado no qual afirmava que o Exame da OAB (Leia-se Ordem dos Advogados do Brasil) era inconstitucional. Afirmaram eles, na época, que o exame era não só constitucional como válido... Enfim, não foi da OAB que eu vim falar.

O que me consola é que a maioria dos canais midiáticos (Desculpa, palavras técnicas que se aprende na faculdade) repudiou de tal maneira essa decisão, que passaram a exigir mais que antes, a existência de um diploma... Muitas vezes eu acho que o SFT fez foi ajudar a classe, sabiam? Sim, agora os canais midiáticos estão tendo mais cuidado na hora de contratar seus profissionais. E isso é bom! Afinal, não passamos 05 longos anos dentro de um banco de universidade para que no final qualquer pessoa, qualquer pessoa mesmo, seja considerada jornalista.

Então, se for assim, qualquer pessoa poderia muito bem ser administrador, advogado, economista... Basta apenas saber escrever (Entenda-se: ter bom conhecimento da língua portuguesa) e entender de matemática, certo? ERRADO.

Certa vez eu escutei que, para escrever bem é preciso escrever sobre o que se sabe, o que se conhece. Sim, até concordo, quando você escreve sobre o que você conhece, fica mais fácil e o texto flui com naturalidade. Mas, na vida diária de um jornalista, nem sempre (Ou quase nunca) se escreve sobre aquilo que se conhece. É preciso pesquisa, e na maioria das vezes, pesquisa de campo, para que no final uma pessoa consiga escrever. E escrever de maneira imparcial (Pois isso é bem importante) determinada pauta (Ah, desculpa, outra palavrinha técnica). E nem sempre o jornalista sabe do que está sendo tratado, por isso a necessidade de tanta pesquisa.

E é cômodo você sentar em uma cadeira e começar a escrever, certo? ERRADO. E muito errado. É preciso de técnicas pra escrever sim, até mesmo uma simples redação. Por anos, no colégio, escutamos: a redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Um texto jornalístico também, mas as técnicas usadas são um pouco mais complicadas que uma simples redação. E redação é simples.

Você precisa estar com sua narrativa treinada para que a sua matéria saia de maneira jornalistica. Ela precisa ser chamativa, para que o público tenha curiosidade de lê-la, e de uma forma coerente e séria para evitar o sensacionalismo (E olhem, a linha entre uma matéria séria e o sensacionalismo é bastante tênue).

Aliás, sabia que há diferenças GRITANTES, entre reportagem e notícia. Ah, não sabiam? Desculpa então você NÃO é jornalista, mesmo o SFT afirmando que você é. E vejam se para tudo na vida existem regras, por que não na hora de escrever? Isso é obvio, entendem? E para que se aprendam tais regras, é preciso estudo, dedicação, treino.

Eu até concordo que existem pessoas nesse Brasil de meu Deus que talvez tenha algum talento melhor do que muito jornalistazinho com diploma, até concordo que não é um diploma que se faz um profissional, mas ele é a garantia de que aquela pessoa guardou um tempo precioso da vida dela estudando e se dedicando àquela profissão que é considerada um quarto poder.



Lobinha.

Nenhum comentário: