domingo, fevereiro 19

Uma ode ao cinema.


Invenção de Hugo Cabret
Que Martin Scorsese é um ótimo cineasta ninguém duvida, mas eu não imaginava que o talento que ele tinha pudesse fazer poesia também. A invenção de Hugo Cabret, mesmo sendo homônimo de um livro infanto-juvenil, É poesia em forma de imagens.

Hugo é um menino órfão que vive na estação de trem de Paris na manutenção dos relógios. Vive clandestino e fugindo do Inspetor da Estação, belissimamente interpretado (imaginem só) por SashaBohan Carter. Hugo vive para consertar um autômato, uma espécie de robô, escritor, que seu pai conseguiu antes de morrer. E para isso, ele rouba pequenas peças de um senhor que é dono da lojinha de brinquedos da estação. Lá ele conhece Isabelle, afilhada do papa George, que prometeu ajuda-lo a consertar seu robô. Nisso eles começam a descobrir o passado de George que os leva aos primórdios do cinema.

Esse filme é uma delicada homenagem tanto a George Melies, considerado o pai dos efeitos especiais, quanto ao cinema propriamente dito. O filme é cheio de referencias sutis cinematográficas que emocionará o mais exigente cinéfilo. Mas eu não estou falando daquelas pessoas que simplesmente vão ao cinema para ver o novo Blockbuster da vez. Esse filme é uma homenagem àquelas pessoas que AMAM o cinema, que se emocionam com a sala escura, que fazem dela seu templo (parafraseando o personagem) e para aqueles que amam livros, lindamente interpretado pela linda Chloe Grace Moretz (a vampirinha de Deixe-me entrar).

A fotografia simplesmente funcionou sozinha, tendo a Estação de trem francesa como plano de fundo, as cores do filme pareciam como uma linda manhã de outono com suas cores amareladas e caramelo. E a trilha sonora? É aquele tipo de trilha sonora que só de você escutar o primeiro acorde já lembra de coisas que fazem bem.

Esse filme é um filme especial e não se engane... Logo nos primeiros dez minutos, se você não se apaixonar, não se emocionar, pode sair da sala. E para aqueles que, como eu, deixaram as lágrimas rolarem solta no filme, eu vos aviso: vá assistir a este filme com alguém mais que especial. Vá assistir com aquela pessoa que entrou no seu coração sem que nem mesmo você tenha percebido! Esse é um filme especial, e deve ser visto por pessoas especiais na vida da gente. E aos fãs de Harry Potter é mais uma oportunidade de ver alguns dos atores da sua saga preferida.

Desafio: tentem encontrar as várias referências do diretor no filme. E claro, procurem o próprio Scorsese no filme, é divertido fazer isso.

Vanessa.

Nenhum comentário: