segunda-feira, setembro 16

Pra que tanto preconceito?



Esses dias uma pessoa soltou no facebook palavras de ordem e ódio contra o Norte e o Nordeste. Assim, sempre, em toda a minha vida, escutei palavras preconceituosas contra o Norte, Manaus, Amazonas ou Nordeste, mas confesso que nada me deixou mais triste (E com medo) do que as palavras deste cidadão.

Segundo as palavras dele, uma GUERRA, sim, GUERRA seria bem vinda se o Brasil se separasse do Norte e do Nordeste... Isso me deixou apreensiva por ver o quanto o brasileiro não estuda, e fico preocupada com o que andam ensinando para as crianças da parte de baixo do país.

Ok, eu sei que as duas regiões não são as mais ricas, e sinto na pele o quanto meu Estado é precário, mas quando eu vejo esse tipo de reação fico tentando entender o motivo de tanto ódio para com a gente.

Isso doi, isso magoa demais, pois com a minha educação precária de norte do país (A região mais pobre, segundo estatísticas) sempre me ensinaram ser brasileira acima de tudo, nada me deixa mais orgulhosa do meu país. Ele pode ser cheio de corrupção, pode viver andando na contra mão do que seria certo, mas não o troco por nenhum outro não e sinto uma enorme dor de ver que não é isso que ensinam para as duas regiões mais ricas e as melhores educações possíveis.

Parece que, quanto mais dinheiro se tem, menos humano a pessoa se torna... E isso... É triste.

Separar o Norte e o Nordeste? Aí eu fico pensando, nosso imenso país começou pelo Nordeste, mais precisamente pela Bahia, essa pessoa nunca estudou história na vida, não é?

Eu até iria gostar caso nos separássemos dos Brasil, pois viria os Estados Unidos e tomaria posse do que ele já faz há anos veladamente, da Floresta Amazônica! Ela (E toda a sua diversidade de plantas e animais) pertenceriam a um dos países mais desenvolvidos cientificamente que existem, porque, seria isso que iria acontecer... E talvez, nossas regiões fossem até mais bem tratadas e respeitadas.

Só queria entender por que odeiam tanto a gente... Nós somos brasileiros como mais de 150 milhões tentando sobreviver num mundo maluco em que cada dia você precisa provar seu valor no mercado de trabalho. Somos homens e mulheres, e crianças e idosos lutando por uma vida digna e de respeito. Não fazemos mal à ninguém, não tentamos ser melhores que ninguém e mesmo assim, “O Brasil” insiste em nos odiar... 

Pena, por que essas duas regiões tem belezas também, pode não ser as belezas das serras sulistas ou as praias e a vida cultural do sudeste, mas... Temos nossas belezas, temos nossos encantos, e isso era pra ser preservado, respeitado, e não... Pisado.

Sentir na pele esse tipo de ódio... Me faz pensar em que país estamos deixando para nossos filhos e netos. E me faz ter menos esperança por um futuro bom.

Vanessa Carvalho.

Nenhum comentário: