quarta-feira, abril 23

Divagações distópicas.





DISTOPIA. Palavra tão em moda ultimamente que tem feito as pessoas surtarem. Com a estreia de Divergente nos cinemas, as irritantes comparações começaram, principalmente com a série Jogos Vorazes, outra história distópica.

Porém, as semelhanças param por aí. Comparar as duas, seria a mesma coisa que comparar “Senhor dos Anéis” com “Game os Thrones” ou “Star Trek” com “Star Wars”, histórias que, apesar de semelhantes, abordam temas completamente diferentes.
 

Enquanto na obra da Suzzane há 12 distritos que vêm suas crianças serem mandados a um reality show mortal, em Divergente, a sociedade é dividida em facções que separam as pessoas devido a alguma qualidade que ela tem: destemido, leal, inteligente, franco ou altruísta. As pessoas são levadas a prédios onde tais qualidades são exploradas e desenvolvidas ao extremo.

Ambas têm temática fortes e verossímeis de que algum dia as coisas possam evoluir à realidade de tais obras. Principalmente com o que vemos todos os dias nos noticiários, seria completamente insano não pensar que essas coisas realmente possam acontecer em um futuro não tão distante assim. E isso torna tudo mais assustador.


Creio que, antes mesmo de criticar uma, outra, ou até mesmo ambas, achando que são simplesmente histórias para adolescentes, deve-se analisar a sociedade e tudo que está em jogo nelas.

Uma distopia é uma (RE)construção de uma realidade que PODERIA ser a nossa. Elas demonstram tudo o que a natureza humana é capaz de fazer quando a mesma se sente acuada, ameaçada e levado ao limite. Uns se tornam melhores, outros apenas se mostram como realmente são. E tais coisas nas mãos erradas podem simplesmente ser muito perigosas.


Em Jogos Vorazes, por exemplo, o presidente Snow controla a sociedade com jogos cruéis e sádicos onde crianças matam outras crianças em nome de um entretenimento insano. E em Divergente, Jeanine controla o conhecimento em toda a sua essência chegando a ser senil levando ao extremo experiências científicas. Além disso, a primeira tem um final satisfatoriamente feliz, enquanto que na segunda, o final segue a linha “Senhor dos Anéis”. Até existe alguma felicidade, mas não é o tipo que vá fazer um coração saltitar leve.

Talvez tais obras sirvam para nos colocarmos no lugar dos personagens e divagarmos em como NÓS nos comportaríamos se estivéssemos nas mesmas situações que eles. Mataríamos jovens como a gente? Seríamos cruéis a esse ponto? Ou se ao vermos que temos predisposição para determinado comportamento, nos sentiríamos melhores que os outros? Não sei, são apenas pensamentos soltos traduzidos em palavras.



Nenhum comentário: