segunda-feira, junho 16

Lindo Porto de Lenha.



Desde que essa bagunça de Copa (Que acreditem, preferiria imensamente que não fosse por essas bandas) começou, a ignorância brasileira tomou níveis assustadoramente altos.

Não sou ingênua de falar que Manaus não tem problemas. Claro que Manaus tem problemas, e eles não são poucos. Mas, qualquer cidade DO MUNDO tem problemas. Isso não é privilégio somente de Manaus.


Tais críticas, surgidas de pessoas como uma moça chamada Tais Brito, que abertamente falou que aqui não tem civilização, só me dizem que cada vez mais, o Brasil tem um pequeno mundo dentro dele. Sim, porque, se os brasileiros criticam Manaus pejorativamente, o mundo faz a mesma coisa com o Brasil. São críticas de pessoas que vivem dentro de seus muros imaginários de seu mundo utopicamente perfeito que me dão medo.


São brasileiros que NÃO conhecem (E eu digo isso historicamente falando) o próprio país. Que nunca sequer olharam os aparelhos eletrônicos que eles têm em casa. São seres completamente ignorantes que nunca conhecerão as maravilhas desse Porto de Lenha que nunca terá olhos azuis ou sardinhas no rosto – Assim como qualquer brasileiro.


Manaus não presta? E o que seria Manaus prestar? Prestar é uma cidade viver em pânico, correndo o risco de ser queimado VIVO DENTRO de casa? Como aconteceu (E temo que ainda acontece) em São Paulo? Ou é ter dia sim, dia não confrontos entre policiais e traficantes como acontece no Rio de Janeiro? ISSO é prestar? Se isso for prestar, eu prefiro ficar com Manaus, obrigada.


Uma cidade prestar é você passar mais de três horas dentro de um carro, num congestionamento enorme para se deslocar de um local para o outro como acontece com São Paulo? Bem, talvez algumas pessoas venham falar que existem outras formas de transporte para isso, não somente ônibus. Bom, neste caso seu nome é Luciana Gimenez. Pois, São Paulo pára quando há greve seja dos ônibus, seja (Como é o caso agora) do metrô. Isso é prestar? Se isso for prestar, eu prefiro ficar com Manaus, obrigada.


Uma das críticas (A meu ver mais insanas que vi) vieram dos nossos “vizinhos” paraenses (Acreditem a antipatia é recíproca) dizendo que Manaus não merecia ser sede da Copa por não ter futebol. Claro, o Pará tem um time muito bom que dá trabalho aos grandes times no brasileirão, certo? A “crítica” ainda chegou a dizer “Estádio de Merda”. Oi? A pessoa criticou o estádio que foi considerado o mais bonito pela mídia MUNDIAL. Sim, no Pará tem futebol. Mas em compensação, amigos meus que estiveram por lá recentemente (umas duas semanas) foram avisados para não andar na rua (Inclusive de táxi) depois das seis por ser perigoso demais, principalmente para turistas. Vejam, não estou dizendo que Manaus não é violenta, é sim, como toda e qualquer cidade grande se você não souber por onde andar. 


E meu tio, médico, um dos mais respeitados aqui na cidade, não cansa de falar que cerca de 45% dos pacientes são paraenses que vêm à Manaus em busca de uma melhor qualidade de atendimento. Então, ter futebol é ser uma cidade que presta? Isso é prestar? Se isso for prestar eu fico com Manaus, obrigada.


Quanto ao calor... Ultimamente, essa palavra causou mais incômodo que açaí quente. Sim, Manaus é quente. Eu, que nasci e me criei aqui sofro com esse calor. Mas para isso, eu encontrei uma solução prática e bem prazerosa: Banho. Ao acordar, ao meio dia (quando estou em casa) e à noite quando chego da faculdade (Além de refrescante, é higiênico em TODOS os sentidos, principalmente olfativos). 


Ar condicionado também é uma boa pedida, mas isso demanda consumo de energia (Um dos pontos fracos da minha bela Paris dos trópicos, infelizmente) e nem todo mundo tem condições para ter um em casa. Tomar água também ajuda muito. Além do mais existem praias (Sim nós temos praias) de rio (Aliás de um rio NEGRO que não tem águas avermelhadas como um senhor andou divulgando por aí) que além de matar seu calor rende fotos maravilhosas... 


Enfim... Creio que todos os brasileiros da parte baixa do país falam sem nem ao menos conhecer nossa querida Paris dos trópicos. Bom, falar despautérios todos os seres humanos já falaram alguma vez em sua vida. Falar mal de Manaus é seu direito, mas NÃO use tais argumentos para fundamentar sua ignorância, porque são argumentos falhos.


Nós temos herança indígena SIM, mesmo sabendo que a nossa mistura é muito maior que apenas ameríndios. E se vamos (Ou não) usar arcos e Flechas (Que particularmente eu acho “uma das armas mais elegantes que existe, mas para tempos mais civilizados”) depende dos outros. Nós o usamos quando somos ofendidos gratuita e publicamente por pessoas que não nos conhece. Que Não conhece nossos problemas nem, muito menos nossas qualidades. Que não contribuem em nada para melhorar nossa vida.


Não se preocupe, meu querido Porto de Lenha. Você pode até nunca chegar a ser Liverpool, mas EU AMO VOCÊ mesmo assim.

Um comentário:

dannymontila disse...

Adorei tudo que vcs falou é a mais pura verdade.