sexta-feira, abril 27

A Bienal da Floresta


A primeira Bienal do livro que acontece dos dias 27 de abril ao dia 06 de maio, começou com pontos positivos. A organização do evento está muito bem estruturada e os estandes estão oferecendo os mais variados títulos de livros.

Para o público que vai atrás de atrações, o evento está um pouco aquém das suas edições paulista e carioca, porém, as atrações que são apresentadas estão com uma qualidade interessante.

Na floresta dos livros, há contadores de histórias contando os ais variados contos infantis para divertir os pequenos. Para os pais, até o dia 06, há palestras com os mais variados autores. Na palestra de hoje, Thiago de Mello, autor do poema Estatuto do Homem e Márcio Souza, autor de vários livros, como Mad Maria, transformado em série pela rede Globo alguns anos atrás, nos brindaram com certo bom humor, da vergonha do fato do Brasil não dar tanta importância assim à educação.

Márcio Souza lembrou que na Inglaterra nos anos de Segunda Grande Guerra, o governo temendo uma grave retaliação, mandou crianças e jovens para o interior ou outros países colônia longe do caos todo, e que para melhorar um pouco a situação do país, criou-se o Ato Educacional. Esse ato fez surgir uma nova geração que culminou com o surgimento dos Beatles na música e revolucionou a literatura inglesa. O autor ainda frisou que “a leitura é uma escolha, uma liberdade”. Além de comentar que Manaus, com dois milhões de habitantes não tem uma biblioteca pública

Thiago de Mello, falou que “a leitura é um fator importante na vida de qualquer pessoa e que se deve ganhar um leitor de cada vez, presenteando-o com um livro.” Falou que quem o ajudou a se tornar poeta, foi uma professora de primário, que lia livros em sala de aula, fazendo com que os alunos lessem os parágrafos e comentassem o que entenderam.



Vanessa Carvalho.

2 comentários:

alexandre disse...

Lindo comentário! Análise sucinta sobre a feira e sintética a respeito dos mestres que lá estiveram presentes. Faltou comentar da falta de presença do publico. No mais tá tudo perfeito.

Luciana Cristina disse...

Estou louca pra ir.... quero muito!!!