sábado, abril 13

When you wish upon a star...



Disney anuncia cancelamento de seu núcleo de animação 2D alegando falta de interesse do público atual pelos desenhos feitos à mão. E eu fico me perguntando: que público? Afinal de contas, animação sempre foi o forte da Disney, e as mais belas animações foram feitas à mão.

Com perdão a Wall-E, Woody, Buzz e companhia, mas eles nunca terão o magnetismo, a beleza e a grandeza de um Rei Leão, de um A Bela e a Fera, de uma Ariel, Cinderela, Branca de neve, Aladim. A magia desses desenhos feitos à mão é justamente a beleza que eles passavam.

Segundo especulações, mais ou menos 150 (CENTO E CINQUENTA) desenhistas foram demitidos entre eles os responsáveis pelos desenhos: A bela e a fera, A Pequena Sereia, O Rei leão e tantos outros artistas. Os mesmos que fizeram milhares de crianças (E eu me incluo nesse bolo) sonharem.

Vivemos num mundo de 7 bilhões de pessoas e sendo assim existe lugar para todas as formas existentes de ‘arte’ – Ainda não consigo aceitar que uma pessoa que passe horas na frente de um computador montando um personagem com partes existentes de um programa, seja chamado de artista.

Quem teve a oportunidade de assistir às belas imagens dos desenhos Disney no cinema, com certeza está sentindo a mesma dor que eu. E sabe que não haverá mais a mesma magia que havia ao assistir a um desenho.

É nesse momento que eu lembro de um documentário chamado “O Despertar da Bela Adormecida” que conta, justamente a fase de criação da Disney de 1984 a 1994 – Pegando a criação de desenhos como A Pequena Sereia, A Bela e a Fera Aladim e O Rei leão, as quatro maiores bilheterias da empresa no quesito desenho animado. Uma frase, especificamente do Howard Ashman (Responsável pelas trilhas sonora de A Pequena Sereia e A Bela e a Fera), me vem à cabeça de maneira dolorida: ‘Não há nada mais mágico que um desenho animado musical da Disney’. E o documentário acaba com “When you wish upon a star” de Pinoccio (Uma das mais belas músicas da Disney de todos os tempos).

Realmente, nunca haverá nada mais mágico que um musical animado da Disney.

Vanessa Carvalho.

Nenhum comentário: