segunda-feira, dezembro 16

O aprendiz de Assassino - Robin Hobb.



Sempre que termino um livro fico um tempo absorvendo a história para depois poder falar sobre ele. Às vezes isso acontece apenas para que a depressão de ter terminado um livro e não estar mais próximo dos personagens passe um pouco.

Aprendiz de Assassino (Hoob, Robin, Leya 2013) conta a história de Fitz, filho bastado do príncipe herdeiro do reino dos Seis Ducados que depois de abandonado pela mãe e sem poder ser reconhecido pelo pai, vive entre os seus na corte da Cidade de Torre do Cervo. Lá ele conhece não somente sua família, mas Bronco, um homem de poucas palavras que é quem o educa e Breu, seu mestre e professor naquilo que viria a ser sua profissão. Com o passar do tempo, Fitz passa a ser o homem de confiança do rei Sagaz e quando é mandado para a sua primeira missão descobre um jogo perigoso de intrigas e jogos de poder ao mesmo tempo em que precisa aprender a controlar uma magia forte na sua família chamada Talento e esconder a Manha, ligação forte que ele tem com os animais.

Lendo essa sinopse, podemos ter a impressão errada de que a trama é tão complexa quanto a criada por George R.R. Martin em sua saga. Mas não acontece isso. A trama é fácil de entender e de gostar. A história de Fitz começa aos seis anos de idade e a partir dai vemos como ele reage a cada situação que sem querer ele se encontra vivendo na realeza.

Para algumas pessoas mais afoitas o ritmo do livro pode ser considerado lento devido ao fato de nunca notarmos o tempo passando, mas a narrativa da Robin é muito mais simples que a do Martin e com muito menos personagens e mortes.

A carga emocional também é muito maior que em qualquer outro livro que segue tal caminho literário. Talvez por se tratar de uma criança/adolescente como protagonista, tudo parece ser muito mais cruel que quando se trata de um personagem adulto, mas mesmo em outras sagas fantásticas como em Harry Potter ou O nome do vento, a carga emocional é muito menor. Por várias vezes nos 25 (Contando o epílogo) capítulos, lágrimas escaparam dos meus olhos sem eu nem notar.

Uma história cativante, com personagens mais cativantes ainda (E alguns que você simplesmente quer que aconteça um destino pior que a morte) vai te prender do início ao fim independente do tempo que você tem para lê-lo. Você vai querer chegar ao final da história.

A saga toda está dividida em cinco volumes (Mas é considerado uma trilogia, pois as duas outras histórias foram divididas em duas partes cda) e Aprendiz de Assassino (um livro de 1995) saiu agora em Agosto pela Editora Leya. 

Uma ótima pedida para esse final de ano – tanto para ler quanto para presentear aquele seu parente que sempre está com um livro na mão, mas que com certeza não conhece essa saga. 

Vanessa Carvalho.

Nenhum comentário: