quinta-feira, janeiro 9

Frozen congela Smaug e alcança a liderança.






A história de duas irmãs que trouxe a boa e velha Disney de volta aos topos. Frozen – Uma aventura congelante resgatou o que de melhor tem a empresa do simpático ratinho.

A história roda em torno de duas irmãs, Elsa (Com poderes para congelar qualquer coisa) e Anna, uma bela, linda e normal garota. Após um acidente, Elsa é obrigada a se esconder e ocultar seus poderes usando luvas para que ela fique impossibilitada de congelar tudo a sua volta. Quando o reino fica aos seus cuidados, após uma discussão com sua irmã, Elsa perde o controle revelando a todos a sua condição no momento de sua coroação. Ela foge vivendo isolada do mundo. Anna vai à sua procura para que juntas as duas possam resolver o problema do eterno inverno que se instalou em Arrendelle.



Em sua procura, Anna conhece Kristoff, um comerciante de gelo em decadência desde que o inverno se instalou. Depois de várias aventuras, Anna chega ao castelo de gelo construído por sua imã. Mas um acidente faz com que Anna fique aos poucos congelando e somente um ato de amor verdadeiro é capaz de salvá-la.

Essa trama revitalizou um segmento da Disney que vinha em franca decadência. Inspirado na “Rainha de Gelo” de hans Christian Andersen, Frozen desbancou O Hobbit rendendo mais de US$ mais de 20 milhões no primeiro final de semana na América do Norte, em um final de semana de gelo intenso.

A animação, mesmo não sendo tradicional, trouxe uma Disney que a muito estava esquecida. Histórias de reis e rainhas, princesas, personagens cativantes, aventura, amor, tudo o que a Disney sabe fazer.



Na dublagem original, Kristen Bell (Veronica Mars) dá a voz cantando e encantando como Anna. Idina Menzel dá a sua bela voz a rainha Elsa. E uma história de princesas e rainhas não está completa com personagens apaixonantes e destemidos como o boneco de neve Olaf (Que na versão brasileira recebeu a voz de Fábio Porchat, num dos melhores trabalhos dele) e Kristoff um alpinista que vive de vender gelo para os reinos vizinhos a Arrendelle.

A trilha sonora é que veio congelando todas as outras ao seu redor. Com o hit Let it Go (Que recebeu uma versão pop com Demi Lovato) chegou para ficar no patamar dos grandes sucessos da empresa. O momento em que ela toca na animação é o clímax da personagem Elsa que resolve dar uma guinada em sua vida. Especialistas notam a sutil mudança de ares depois que ela é cantada pela rainha. É a típica música onde a personagem expõe todos os seus medos e todas suas ansiedades por um futuro incerto. Um conto de fadas da Disney sem esse tipo de música, não é um conto de fadas da Disney. Além de ser uma música completamente viciante.



No Brasil a animação levou, em seu primeiro final de semana de exibição, mais de um milhão de pessoas às salas de cinema. E mundialmente, já arrecadou mais de 600 milhões de dólares sendo considerada a melhor estreia da empresa desde O rei leão. 

É... A Disney está definitivamente de volta! (Ainda bem).

Vanessa Carvalho.

Nenhum comentário: