quarta-feira, janeiro 18

Sangue de Lobo

Início.


Quando se trata de livros, meu gosto se restringe, principalmente, aos autores ingleses e alguns Americanos e franceses (Mesmo que esses últimos sejam bem mais monótonos). Quase não leio livros de autores nacionais, pois acho que eles pararam no tempo em suas histórias e narrativas e o foco das histórias são assuntos completamente sem interesse algum. Até Marcelo Rubens Paiva, que revolucionou a literatura nacional com o magnifico “Feliz Ano Velho” (Um dos melhores livros nacionais de todos os tempos), parece que perdeu-se no tempo.

Mas, de tempos em tempos, como foi o caso do Marcelo, aparecem pessoas que conseguem “salvar a lavoura” e trazer histórias interessantes, com personagens apaixonantes e cativantes e uma trama que daria um ótimo filme ou série para a TV, se o Brasil se preocupasse em fazer esse tipo de programa com maior seriedade. É o caso de “Sangue de Lobo” da Rosana Rios e Helena Gomes.

Apesar do óbvio, “Sangue de Lobo” não é uma história de lobisomem comum. É fantástica, sim e trata de uma das criaturas imortais que estão na moda, mas diferente de outras histórias, o fator “lobisomem”, na trama, fica em segundo plano. O Hector poderia muito bem ser qualquer coisa: vampiro, zumbi, anjo, médico, arquiteto, advogado que não afetaria em nada a história... Isso porque, a trama desenvolvida no livro é cativante e prende a atenção. Há mistérios e assassinatos eu se torna maior do que a condição “lobisomem” do personagem.

A trama.

A história acontece na cidade mineira de Passa Quatro, onde, no início do século passado (Não esquecendo que estamos já no século XXI), uma série de assassinatos assustou a população de uma fazenda. Pessoas, mais precisamente, mulheres, eram encontradas mortas, com seus cabelos raspados sob um véu com um furo na direção do coração. Crendices a parte, Hector precisou de coragem e força para desvendar tais crimes e ainda tentar convencer o dono da fazenda, o coronel Albuquerque que ele não era um assassino que estava atrás de sua doce e gentil filha, Alba, uma menina quieta e doente que viva lendo romances. A família ainda estava sob a grande tristeza de terem perdido sua filha mais velha, Cordélia para uma doença que lhe tirou todos os cabelos.

Cento e vinte e um anos depois, duas moças vindas de São Paulo de férias com a família, descobrem um misterioso livro policial, escrito na década de 50 por um W. Lucas, que parece contar, justamente, os crimes acontecidos anos atrás naquela cidade. O problema, é que à medida que as meninas avançavam na leitura, os mesmos crimes voltaram a acontecer na cidade.

Justamente quando o misterioso Daniel Lucas, suposto filho do autor do livro, retorna à cidade para ver como estão sua propriedade e seus negócios herdados do pai. É nesse momento que antigos segredos de sua “família” voltam a torna e Daniel terá que encarar antigos medos do seu passado que envolvem oito bonecas de porcelana antigas.

Em paralelo a investigação dos assassinatos, encontramos uma trama de romance, envolvendo Cristiana e Paulo e Ana Cristina e Daniel. Daniel parece ter completa aversão à Ana enquanto essa se mostra completamente apaixonada, e Cristiana teme contar a Paulo uma brincadeira de Ana e assim perder seu amor para sempre. Além disso, temos a apaixonante Tia Merência, tia-avó do dono do restaurante onde as meninas encontraram os livros, Monteiro e Natália (Antigo caso amoroso de Daniel, que parece ainda gostar dele). Monteiro, o subdelegado, nutre uma apaixonite por Natália e por essa razão criou antipatia com o quieto Daniel, e faz todo o possível para prendê-lo quando ele se torna o principal suspeito nos crimes de agora.

A trama, por ser policial, é ágil e a narrativa consegue prender o mais disperso leitor. É tanta informação espalhada que se quer saber logo quem fez os assassinatos do século passado e quem é o autor dos crimes de agora. Pois seria impossível que os envolvidos nos acontecimentos de 1908 fossem os mesmos...

Será?
Vanessa.

5 comentários:

Anônimo disse...

eu li o livro e achei incrivel o livro tem 518 paginas e levei 4 dias para ler por completo.e é incrivel realmente seria divertido se fizesse um filme ou serie de tv afinal o livro é dividido em capitulos

eu adorei e recomendo a editora é UNIVERSO leiam e eu garanto pode ser grande, leva tempo, mas é maravilhoso
e quem lê não irão se arrepender
meu nome é hebert sou de salvador BA.

alexandre disse...

Amo suas análises, são precisas, objetivas e pedagógicas. Até um mané poeta, como eu aprende o valor da leitura. Quero te dar o mundo através de meu amor!

alexandre disse...

Deverias ser crítica literária. Tens dom para isso. Espero que seu potencial não seja desperdiçado. Quero ser o homem de sua vida. Bjs

alexandre disse...

Queria ser um lobo, para devorar, de amor, suas entranhas. Queria ser um zumbi, para sangrar, devagar, seu cérebro, queria ser um vampiro, para sugar a jugular de sua paixão. Quero te representar tudo que não tiveste e ainda venha a ter. Bjs.

Jhessycka Carvalho disse...

bah to lendo este livro to mas da metade kra adoooro ler principalmentes livros fazem eu mergulhar de cabeça no universo ficciticio XD http://blognew-girl.blogspot.com/