sábado, fevereiro 25

Oscar 2012 - Façam suas apostas.

Oscar 2012 - Domingo.
Domingo será a noite mais esperada por todos os cinéfilos do mundo. O Oscar sempre teve um quê de glamour, mas parece que este ano, o tema “homenagem ao cinema” está implícito em cada lugar, em cada pessoa da festa. Começa com o cartaz, que nele aparecem os grandes vencedores de anos anteriores, o que a meu ver foi uma ideia brilhante.

Da lista do Oscar, os indicados a melhor filme sempre teve um quê de suspense, mas esse ano, simplesmente fica difícil adivinhar qual será o grande vencedor. Em 2012, a meu ver o pêndulo da estatueta, está em cima de cinco filmes, mas mesmo assim, até mesmo esses cinco filmes fica difícil dizer afirmativamente quem será o grande vencedor.

“O artista” (Filme mudo, em preto e brando e francês) vem arrebatando todos os prêmios que concorre, mas o filme do Scorsese “A invenção de Hugo Cabret” é encantador e mágico, difícil imaginar que a Academia ignore essa ode ao cinema. Ainda temos a volta triunfal de Woody Allen com seu belíssimo filme “Meia-noite em Paris”, além do filme “Histórias Cruzadas”. 

A direção, por mais que tenha Scorsese e meu coração esteja pendendo fortemente pra ele, temos Woody Allen, e acho que, seria um grande agradecimento da Academia para esse que nos trouxe tantos filmes singelos sobre a bela Nova Iorque (mesmo que seus últimos filmes tenham sido meio monótonos).

Quanto a categoria melhor ator já não posso dizer com certeza, afinal temos George Clooney e Brad Pitt. Clooney sempre aparece nas premiações, mas Brad Pitt sempre foi o tipo de ator ignorado pela Academia; a meu ver por puro preconceito. Acho que os juízes pensam que homens bonitos não podem ser bons atores. O que é uma grande estupidez, pois a história do cinema está cheia de exemplos quebrando essa “teoria” deles. Mas um ator francês, desconhecido do grande público vem levando também todos prêmios. Jean DuJardin vem sendo elogiado (e premiado) por sua atuação em “O Artista” creio que a Academia não irá ignorar este fato. Porém, minhas fichas todas caem para Brad Pitt, já tá na hora de ele ser reconhecido como um ator talentoso para a academia.

Acho que a única categoria que eu não tenho dúvidas de quem será a ganhadora é a de melhor atriz. Merryl Streep “calou” a boca de todo mundo com o seu “Dama de Ferro” e dificilmente o Oscar irá para outra pessoa. Outra categoria que dificilmente mudará é a de melhor ator coadjuvante. Christopher Plummer vem sendo agraciado com os prêmios, mesmo tendo um concorrente de peso como é o caso de Nick Nolte.

Já atriz coadjuvante, aparecem duas atrizes do filme “Histórias Cruzadas”, que a meu ver uma delas merecia estar na lista de melhor atriz, que é a Octavia Spencer e a Jessica Chastain. O prêmio ficará entre essas duas com certeza, mas a Octávia está vindo com mais peso para o Oscar que a Jéssica. Nessa categoria ainda aparece a Melissa McCarthy (A Moly do seriado de TV Mike and Moly), mas creio que ela ainda precisa de mais bagagem cinematográfica para levar o prêmio.

As outras categorias, infelizmente creio que a disputa será meio a meio, todos os concorrentes podem levar a estatueta. Melhor animação está na lista, pois este ano, a Pixar não foi indicada, então acho que a disputa mais forte fica entre o Gato de Botas e Kung Fu panda 2 (Que ganhe o felino).

Melhor roteiro original, dos concorrentes, Meia-Noite em Paris é o mais provável de ganhar. E roteiro adaptado, provavelmente será Hugo Cabret, mas não posso falar com certeza, pois não li nenhum dos livros.

A Fotografia e direção de arte é uma categoria sempre boa de esperar. Um filme não se faz sem fotografia e direção de arte. Este ano Cavalo de Guerra (Filme do Spielberg) está concorrendo e ele sempre vem forte, mas temos também Hugo Cabret, que também tem uma belíssima fotografia e direção de arte.

O Brasil ficou de fora dos indicados para melhor filme estrangeiro, o que é uma pena, e a única chance que temos de levar alguma coisa é com a canção original de Carlinhos Brown, com a música "Real in Rio" da animação "Rio" (Que Deus nos ajude).

Sempre é difícil falar com certeza quem sairá o grande vencedor da noite. Amanhã saberemos.

Vanessa.

Nenhum comentário: